Penso, logo existo



O Mundo de Sofia (Sofies verden)

Quem é você?

É uma das perguntas intrigantes que da início a minissérie norueguesa, baseada no Best seller, O mundo de Sophia. Para falar a verdade eu não cheguei a ler o livro,mas pelo que pude notar a minissérie se mostra grande parte da história fiel ao romance. Para quem gosta de Filosofia e História a minissérie é um prato cheio, dividida em oito capítulos curtos e explicativos, que te situam durante a história, acredito que seja uma boa opção para ser trabalhada em aula. Não irei fazer uma resenha do filme, pois acho que vale a pena conferir e uma resenha atrapalharia um pouco da mágica do filme, mas farei um breve resumo:
Prestes a completar quinze anos Sophia Amundsen se depara com duas mensagens anônimas em sua caixa de correio: “Quem é você?” e “De onde vem o mundo?”, assim como um cartão postal destinado a Hilde Moller Knag e logo em seguida um curso de filosofia lecionado pelo curioso Alberto Knox, que a leva a uma jornada pela história da Filosofia, desde Sócrates, passando pela Idade Média, O Iluminismo, O renascimento, A Revolução Francesa e Russa, até chegar nos dias atuais.
É considerada uma introdução divertida e animada e com um toque especial de fantasia recomendada para todas as idades. Fácil de entender, acredito que torne a Filosofia e até mesmo a História mais compreensível para os que encontram dificuldades no entendimento de tais matérias, porém se você não gostar nem de História nem de Filosofia, sinceramente acho que a minissérie se transformará em uma coisa chata e maçante, não é nenhuma comédia romântica ou algum tipo de filme de terror onde monstros decapitam pessoas durante o filme todo, é inteiramente indicado para quem tem paixão pelo conhecimento.



1999/ 113 min./Fantasia/Drama



Direção:
Erik Gustavson



Roteiro:
Jostein Gaarder (Romance)
Petter Skavlan (Roteiro)


Elenco:
Silje Storstein,
Tomas von Brömssen,
Andrine Sæther,
Bjørn Floberg,
Hans Alfredson

2 comentários:

j disse...

"Hvem er du?"

T. disse...

nain, nain hahahaha

Postar um comentário